skip to Main Content

Smart Solutions for Smart Grids

Os procedimentos de inspeção, manutenção e segurança promovidos pela NR10 na planta PP04 da Braskem proporcionaram a oportunidade de melhorar os processos e utilizar novas tecnologias para manter a continuidade produtiva. Como norma do grupo, a cada 03 anos a unidade fabril é paralisada e uma inspeção geral é feita nos principais componente industriais, desde estruturas, máquinas e até subestação de energia.

Por representar uma das plantas mais importantes e rentáveis do grupo, a PP04 não pode correr o risco de parar sua produção por más condições operativas ou interrupção de energia. Nesse sentido, por meio da engenharia de manutenção, iniciou-se um trabalho pioneiro para o ramo industrial com relação aos cuidados com transformador de potência.

A energia elétrica é um dos insumos fundamentais para a produção de Polipropileno e, sua falta, pode acarretar prejuízos de no mínimo 10 dias de interrupção na linha de produção. A subestação da PP04 conta com apenas um transformador, de 88 kV / 13,8 kV de 20 MVA e este é responsável por abastecer toda a planta. Com isso, além dos procedimentos convencionais de manutenção, em todos os equipamentos de alta voltagem (disjuntores e secccionadores, TCs e TPs, isoladores, etc.), como testes preventivos, agregou-se tecnologia em monitoramento on-line para diagnosticas e prognosticar o estado operativo do transformador de potência.

Para manter a rentabilidade, a iniciativa técnica aumenta a segurança dos colaboradores, alcança o maior desempenho dos ativos e obtém o fornecimento ininterrupto de eletricidade para atender ao constante crescimento produtivo.

braskem_maua_web

Tecnologia a favor da produção de plásticos

Em abril de 2011, durante a parada NR10 para inspeção e manutenção das caldeiras da planta PP04, uma das unidades da Braskem em Mauá, em parceria com a Treetech Sistemas Digitais, realizou a implantação do sistema de monitoração on-line para gestão completa do transformador de potência da subestação.

Por iniciativa do Engenheiro de Confiabilidade, José Rafael do Santos, interessado em garantir o fornecimento elétrico à planta, buscaram a solução da Treetech a fim de melhorar a qualidade do próprio sistema (aumento da confiabilidade de operação do ativo) e tornar o trabalho de manutenção mais assertivo e inteligente.

Baseado nos modelos de engenharia do software especialista Sigma4net™ da Treetech, que por meio de sensores inteligentes IEDs monitoram as principais variáveis elétricas, mecânicas e químicas do transformador, a Braskem agora conta com a ferramenta ideal de manutenção para obter informações confiáveis para auxiliar na tomada de decisão. Em tempo real é possível acompanhar o estado de operação da máquina elétrica e assim, se antever a possíveis falhas e interrupção de fornecimento.

O sistema arquitetado contempla o monitoramento completo das buchas capacitivas, remoção e substituição dos termômetros analógicos antigos pelo monitor de temperatura digital, regulação de tensão automática e monitoração do comutador sobre carga, além do acompanhamento on-line do gás (H2) e umidade dissolvidos no óleo isolante.

Todos os dados obtidos pelos sensores instalados diretamente no transformador são enviados ao servidor localizado na própria planta da Braskem e, depois de processados, são disponibilizados de forma on-line na tela do computador. Por meio da rede intranet, de qualquer terminal autorizado é possível acessar ao sistema.

“Com a nova ferramenta a Braskem pode acompanhar o funcionamento do transformador e assim planejar melhor as ações de manutenção, como intervenções corretivas e preventivas. Neste cenário, ainda temos condições de avaliar futuros investimentos e garantimos que a planta continue batendo recordes de produção”, afirma o Eng. José Rafael dos Santos, responsável pela implementação do novo sistema.

“O trabalho realizado atendeu todas as normas de segurança da Braskem e tornou a operação do transformador mais segura e confiável. Toda a equipe tem consciência da importância do trabalho e já contribui para que não haja problemas na planta elétrica.”, ressalta José Moitinho, engenheiro de aplicação da Treetech.

O grupo Braskem mostra que está buscando sempre a melhoria dos processos e que as iniciativas em aumentar a confiabilidade traz resultados expressivos no que diz respeito a produção e lucratividade.

Com a utilização do Sigma, a unidade PP04 de Mauá realiza:

  • Diagnóstico on-line do estado do transformador;
  • Visualização de alarmes e alertas e agir segundo normas e procedimento aplicáveis às condições de operação normais e contingenciais;
  • Ações de manutenção, operação e planejamento;
  • Padronização das ações e da comunicação na área de manutenção;
  • Identificação de oportunidades de otimização da eficiência dos ativos;
  • Gestão efetiva da manutenção por meio de relatórios periódicos de desempenho e do estado dos ativos.

Fornecimento Treetech

Abaixo, a relação de equipamentos e soluções que integram o transformador TR1 (20 MVA) de 88 kV da SE PP04 de Mauá:

  1. TM1 – Monitor de Temperatura
  2. BM (Monitor de Buchas) para AT
  3. AVR – Relé Regulador de Tensão
  4. IDM – Monitor do Torque do Comutador
  5. GMP – Monitor de Gás e Umidade
  6. Software Sigma4net™
  7. Treinamento completo de utilização e funcionamento do sistema.
painel_braskem_maua_web
Back To Top