skip to Main Content

Smart Solutions for Smart Grids

Este é um projeto de interligação entre as redes da NTDC (National Transmission & Power Dispatch Company) e KESC, principais empresas do setor elétrico com atuação em geração, transmissão e distribuição de energia para as principais cidades do Paquistão. Ambas estão ligadas a WAPDA (Pakistan Water and Power Development Authority) que é a responsável pela investigação, planejamento e execução de sistemas de energia e água no Paquistão. Este projeto conta com transformadores da SIEMENS Brasil equipados com Sensores Eletrônicos Inteligentes (IEDs) da Treetech.

Os equipamentos foram montados na cidade de Karachi, a capital da província de Sindh, que é a maior, mais importante e mais populosa cidade do Paquistão, com cerca de 15 milhões de habitantes. Localizada na costa do Mar da Arábia, abriga o mais importante porto da região.

Devido à sua importância econômica, as duas empresas estão investindo na região e já possuem diversos projetos em estudo para expansão do sistema elétrico. Neste projeto a rede da empresa Kesc recebeu 2 bancos de 600 MVA cada, que fará parte do principal sistema de energia para a cidade de Karachi e arredores.

A utilização de sensores eletrônicos Inteligentes para monitoração on-line de transformadores não era comum nestas empresas, mas a exemplo do que ocorre em outras partes do mundo, as concessionárias de energia estão se modernizando para obter um ganho de confiabilidade nos seus serviços.

case_paquistao_1

Os equipamentos foram fornecidos ao Paquistão pela Siemens Brasil em conjunto com a Siemens Paquistão. Foram no total 7 autotransformadores de 525/230kV – 200 MVA formando 2 bancos de transformadores e conta ainda com um transformador reserva.

Cada transformador está equipado com os Monitores de Temperatura, TM1 e TM2, para monitoração de temperatura do óleo e enrolamentos. Os bancos estão interligados em paralelo através do Sistema de Paralelismo baseado nos Supervisores de Paralelismo SPS.

Para leitura remota das medidas de temperatura foram utilizados Indicadores de Temperatura IT na sala de comando.

A Siemens Brasil pôde contar com o apoio da Treetech nas diversas etapas deste projeto, como o treinamento e o acompanhamento dos inspetores que estiveram no Brasil e visitaram a planta da Siemens em Jundiaí e a sede da Treetech em Atibaia, ambas no interior de São Paulo.

No Paquistão, a Treetech iniciou contato com uma empresa local para que os clientes paquistaneses recebam suporte técnico comericial e agilidade no país.

case_paquistao_3
case_paquistao_2

Em visita ao Paquistão no período de 08 a 18 de Abril de 2006, o eng° Rafael Fehlberg, técnico Treetech no Rio Grande do Sul, esteve em Karachi para realizar o treinamento dos técnicos de operação da NTDC, e o comissionamento dos equipamentos Treetech. Também foram treinados os engenheiros da Siemens Paquistão responsáveis pelo comissionamento desta Subestação.

Com o treinamento pode-se verificar a funcionalidade dos equipamentos, e a facilidade de operação dos sistemas.

Escopo de fornecimento à NTDC:

1 – Sensores (IEDs) instalados em cada transformador e na sala de controle:

  • Monitor de Temperatura TM1 (temperaturas do óleo e do enrolamento).
  • Monitor de Temperatura TM2 (temperaturas de dois enrolamentos adicionais).
  • Indicador de Temperatura TI (leitura remota das temperaturas dos transformadores).
  • Supervisor de Paralelismo Síncrono SPS (sistema de paralelismo entre transformadores).

2 – Serviços:

  • Acompanhamento Técnico durante trabalhos dos Inspetores Paquistaneses da KESC no Brasil
  • Treinamento dos Inspetores no Brasil
  • Comissionamento dos Sistemas de Monitoração de Temperatura e Sistema de Paralelismo em Karachi
  • Treinamento dos Técnicos de Operação e Manutenção na Subestação em Karachi.
Back To Top