skip to Main Content

Smart Solutions for Smart Grids

A concessionária Odessaoblenergo é responsável pelo abastecimento de energia elétrica em toda a Região de Odessa, Ucrânia, e transmite diariamente uma potência média de 660MW, atingindo cerca de 1.000MW nos horários de pico, em 110kV e 50Hz.

Odessa é a cidade capital da região sob a atuação Odessaoblenergo, a terceira maior cidade da Ucrânia, com mais de 1,1 milhão de habitantes. Localizada na costa do Mar Negro, Odessa é um dos mais importantes pontos turísticos da Ucrânia, além de ser um centro cultural, científico e industrial e abrigar o maior porto marítimo do país.

Devido à importância econômica e estratégica da região, a continuidade no fornecimento de energia elétrica é uma preocupação da Odessaoblenergo, que nos últimos anos tem concentrado esforços para aumentar a confiabilidade da transmissão e distribuição. De forma análoga a que ocorre em outras partes do mundo, a monitoração on-line de equipamentos é considerada a principal ferramenta para o aumento da confiabilidade, que depende prioritariamente do desempenho dos transformadores.

case_odessa_3

Simultaneamente à constatação dessa necessidade, a Treetech estabeleceu em 2004, na cidade de Zaporozhye, Ucrânia, uma representação para todos os países da CEI (ex-União Soviética). Isso permitiu que, em um trabalho conjunto da Treetech com a fábrica de transformadores MEZ (Moscow Electrozavod), um novo transformador trifásico 110/10,5-10,5kV 40MVA, adquirido pela Odessaoblenergo, fosse entregue já equipado com sensores inteligentes, pronto para integração em um sistema de monitoração on-line.

Em visita à Rússia e Ucrânia, de 01 a 14 de Dezembro de 2004, o engo Marcos Alves, da Treetech, esteve em Odessa para realizar o treinamento dos técnicos de manutenção e o comissionamento dos equipamentos Treetech. Após a entrega do transformador com os sensores inteligentes Treetech, foi demonstrada a facilidade de colocar em operação o sistema de monitoração on-line Sigma da Treetech através da sua simples instalação em um computador, interligando-o ao transformador com um par de fios.

Foram demonstradas ainda as funções de diagnóstico/prognóstico e a operação do Software Sigma.

case_odessa_2
case_odessa_4

Escopo de fornecimento à Odessaoblenergo e MEZ

1 – Sensores (IEDs) instalados no transformador e na sala de controle:

  • Monitor de Temperatura TM1 (temperaturas do óleo e do enrolamento);
  • Relés Rápidos RR (multiplicação dos contatos de desligamento);
  • Módulo de Aquisição de Dados DM1 (digitalização de contatos secos);
  • Relé Regulador de Tensão AVR (controle automático do comutador);
  • Indicador de Posição de TAP PI (controle manual e supervisão do comutador);
  • Transdutor Digital (torque do motor do comutador sob carga);
  • Conversor serial RS485/RS232.

2 – Software de Monitoração On-line Sigma, Sistema de digitalização componível e escalável que permite:

  • Acesso seguro via browser comercial;
  • Visualização on-line;
  • Banco de dados, relatórios gráficos e em tabelas;
  • Diagnósticos e Prognósticos de estado do transformador;
  • Sistema de indicação de alarmes e envio de avisos por email ou SMS.
Back To Top