skip to Main Content

Smart Solutions for Smart Grids

lg-transpetroPara garantir o armazenamento e transporte de petróleo e derivados, biocombustíveis e gás natural de Norte a Sul do Brasil, a Transpetro (Petrobras Transportes S.A.) investiu na melhoria de seu sistema elétrico. A unidade, controlada pela Petrobras, modernizou o monitoramento de buchas capacitivas, temperatura e regulação de tensões dos transformadores de 69 kV fornecidos pela Itel à subestação para transmissão de energia elétrica São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e da estação intermediária de Itararé, no Paraná.
Untitled-2

“As melhorias irão atender o oleoduto Santa Catarina-Paraná (Ospar), que abastece a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e distribui produtos para ambos Estados”, diz o técnico de manutenção da Petrobras, Jorge Luis do Amaral.

A Companhia é considerada a maior processadora de gás natural do País, com capacidade de processamento de quase 15 milhões de m³/dia, que, até 2011, aumentará para 23 milhões de m³/dia.

Em abril de 2010, a Treetech Sistemas Digitais, responsável pela conclusão do projeto de melhoria do sistema elétrico da Transpetro, implementou sua linha de sensores de proteção, comando e controle para o monitoramento dos transformadores. De acordo com o coordenador comercial da Treetech, Márcio Costa, a arquitetura da empresa facilitou “tanto tecnicamente quanto financeiramente o desempenho da subestação”. Ele informa que “substituímos a tecnologia analógica pela digital”. Assim, ao garantir o controle de armazenamento e transporte dos produtos, “a Treetech, por meio de seus sistemas, contribuirá para que a Transpetro continue a levar desenvolvimento ao País”, conclui o coordenador.

Fornecimento Treetech

Abaixo, a relação de equipamentos e soluções promovidas nos 2 transformadores de 69 kV de distribuição:

  1. TM1 + PIR (Monitor de Temperatura e Painel de Instalação Rápida)
  2. BM (Monitor de Buchas)
  3. PI (Indicador de Posição)
  4. AVR (Relé Regulador de Tensão)
  5. Treinamento completo de utilização e funcionamento de todos os equipamentos

Todas as melhorias realizadas pela Transpetro, contando com a coordenação e suporte do Eng. Jorge, reforçam a posição da Petrobras como líder de tecnologia mundial. Com a maior qualidade e confiabilidade de operação de seus ativos elétricos, a produção é continua, o meio ambiente é preservado e a satisfação dos clientes fica garantida.

Back To Top