skip to Main Content

Smart Solutions for Smart Grids

Monitoramento de Temperaturas – Luz del Sur – Lima

lg-luz-del-sur2O Peru está atualmente experimentando uma significante transformação de sua história. Reformas sociais e econômicas estão contribuindo para atingir um dos mais altos níveis de crescimento mundial.

Luz del Sur é uma empresa privada de distribuição de eletricidade que atende mais de 740 mil clientes no sudeste de Lima, capital do Peru, e que está realizando testes de monitoramento com o objetivo de padronizar a obtenção de dados dos equipamentos e conseguir um programa de manutenção melhor.

Dia 8 de julho de 2007, Luz del Sur instalou um equipamento TM1 para monitorar a temperatura do óleo e do enrolamento secundário de um transformador de potência, assim como também monitorar a temperatura ambiente. A Logytec, representante da Treetech no Peru, ficou encarregada de fornecer o equipamento para este transformador e para alguns outros já planificados em outras subestações.

O engenheiro Angel, da Logytec, e o engenheiro Ricardo, da empresa AEI, associada da Logytec, realizaram a supervisão da instalação junto com o engenheiro Rafael Fehlberg, que veio do Brasil especialmente para assessorar esta instalação e dar um breve treinamento sobre os equipamentos da Treetech.

A Logytec presta serviços técnicos especializados para atender às necessidades de instalação e supervisão de equipamentos de monitoramento de transformadores de potência. Representante da Treetech no Peru há mais de três anos, realiza a distribuição de IEDs para todo o Peru. A Logytec, com sua equipe de engenheiros, presta adicionalmente diversos serviços técnicos na área de engenharia e conta com representantes relacionados com equipamentos e instrumentos de medição elétrica e eletrônica.

Monitoramento de Temperaturas – Seal – Arequipa

ensa_peru_TM2_webJunto com o engenheiro Carlos, da Logytec, o engenheiro Rafael, da Treetech, também teve oportunidade de visitar várias subestações da empresa Seal, entre elas a S/E Mollendo, na cidade de mesmo nome, e a S/E Parque Industrial, localizada em Arequipa, a segunda cidade mais importante do Peru.

Durante o mês de julho de 2007, os engenheiros Carlos, da Logytec, e Edward, da AEI, realizaram a troca de termômetros analógicos convencionais por um monitor de temperatura TM1 na S/E Mollendo. Agora a S/E recebe as informações de temperatura do óleo e do enrolamento remotamente, agregada ao sistema de supervisão e comando existente.

A empresa de distribuição elétrica Sociedad Eléctrica del Sur Oeste, ou Seal, é outra importante empresa de energia localizada ao sul do Peru. Alcança a cidade de Arequipa e outras menores localizadas ao seu redor. A Seal possui também algumas centrais elétricas.

Dia 19 de agosto de 2007, na S/E Parque Industrial foram instalados um monitor de temperatura TM1 e um sensor correspondente ao monitor de umidade MO. Foram utilizados painéis de instalação rápida PIR1, também fabricados pela Treetech, facilitando a troca dos equipamentos antigos e diminuindo o tempo de parada dos transformadores para sua instalação e respectiva adequação. Na foto ao lado pode-se ver a adequação que foi necessária fazer na válvula superior do transformador para instalar o sensor do monitor de umidade MO da Treetech. Ficou faltando instalar o monitor MO quando for programado um corte de energia.

O Produto – Monitor de Temperaturas – TM1

MG_9913

O TM1 promove todo o controle, comando e proteção térmica dos transformadores de potência. Monitora as temperaturas de óleo, enrolamentos e comutador sob carga, bem como o sistema de refrigeração. Possui redundância de funções e arquitetura descentralizada.

Para conhecer mais do Monitor de Temperatura, clique aqui.

Back To Top