skip to Main Content

Smart Solutions for Smart Grids

uspto_logo

A The United States Patent and Trademark Office (USPTO – EUA), reconhecendo o ineditismo e a diferenciação da arquitetura de monitoramento desenvolvida pela Treetech, concedeu a patente para o sistema nomeado:

SISTEMA DESCENTRALIZADO PARA MONITORAÇÃO REMOTA EM TEMPO REAL DE TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA, REATORES, DISJUNTORES, TRANSFORMADORES DE INSTRUMENTOS, CHAVES SECCIONADORAS E EQUIPAMENTOS DE ALTA TENSÃO CONGÊNERES PARA USINAS E SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA

Substituindo a arquitetura centralizada baseada em PLCs e IHMs, a Treetech inovou com um sistema baseado em sensores próprios que fornecem diretamente informações para o software de monitoramento on-line. Este, composto por módulos independentes e escaláveis, ainda aceita a inclusão de sensores de outros fabricantes.

Por meio dos módulos, o usuário compõe, de acordo com as suas necessidades, o seu próprio sistema de monitoração, tornando possível também a construção de centros de excelência de manutenção/operação em nível corporativo. A arquitetura descentralizada proporciona ainda maior disponibilidade e confiabilidade ao sistema, uma vez que cada sensor inteligente é independente e possui funções especializadas.

A arquitetura patenteada do sistema de monitoramento Treetech – SIGMA é constituído por:

  • Sensores inteligentes (IEDs) para mensuração de variáveis, processamento autônomo de resultados e funções de auto-diagnóstico
  • Meio físico de comunicação flexível, com aplicações via cabo, fibra optica, GPRS e wi-fi
  • Diversos protocolo de comunicação: Modbus, DNP, IEC 61850.
  • Banco de dados central para registro e organização de todas as medições realizadas Plataforma web para visualização de todos os diagnósticos do parque elétrico em uma única tela
  • Estrutura aberta permitindo a fácil integração com demais sistemas aplicados a subestação e a gestão da empresa

Os modelos de engenharia (algoritmos) embarcados seguem as recomendações das normas internacionais, como IEC, IEEE e Cigré, e a aplicação a nível corporativo não faz distinção de porte do equipamento (classe de tensão e potência), fabricante (marca) e tempo de vida útil (ativos existentes o recém adquiridos).

Essa patente abre caminho para os processos em andamento na Comunidade Européia, Brasil e outros países. Diversos parceiros técnico-comerciais no Brasil, e ao redor do mundo, contam com a autorização da Treetech para aplicar corporativamente a plataforma patenteada.

A tecnologia Treetech, 100% brasileira desenvolvida com o apoio do MCTI através da Finep, consolida as tendências mundiais na gestão inteligente de ativos e disponibiliza a todo o setor elétrico a ferramenta necessária para a continuidade do fornecimento energético por meio da integração efetiva das subestação ao Smart Grid.

Back To Top